Apresenta as suas marcas

Tangleica

Blog

14
Jun
2018

Conheça o estilo de vida Hygge

 

Segundo o relatório anual da ONU, a Dinamarca é o país mais feliz do mundo. E tudo se deve a uma pequena e estranha palavra: o Hygge (lê-se ‘rîgue’). O conceito não tem uma tradução fácil. Hygge é aquele sentimento, a felicidade que surge nos pequenos prazeres da vida. É bem-estar, é sentir-se acolhido, em paz, sossegado, confortável, relaxado e livre. Tem a ver não apenas com coisas materiais, mas com o social, e também com o compartilhamento de momentos com os outros.

A questão é que o termo tem feito muito sucesso pelo mundo, principalmente após se espalhar pelo Reino Unido em 2016 como uma tendência de estilo de vida (depois da publicação de vários livros sobre o assunto). O Pinterest também indicou o hygge como tendência no decor  – no site, a aparição da palavra em 2017 aumentou 285% com relação a 2016.

Sim, a decoração também sofreu influências da palavra, mas é importante não confundir o hygge, ele não é um estilo escandinavo de decoração. A experiência prazerosa de aproveitar cada momento da vida acaba se unindo a isso porque a maioria dos dinamarqueses tem esses momentos dentro de suas casas. O hygge então foi introduzido na decor para justamente adicionar essa identidade aos ambientes.

Hygge significa cuidar da iluminação para que o ambiente seja convidativo, colocar uma boa música de fundo, velas e flores sobre uma mesa: é aquele toque especial para provocar um prazer simples.Inspire-se:

Luz (velas e iluminação natural): Na decoração hygge, as velas são imprescindíveis. Elas trazem aconchego, intimidade; e as perfumadas, estimulam os sentidos. Alguns nórdicos acreditam que o outono e o inverno são as melhores estações para acendê-las e ter este ‘sentimento’. 

 

Toque Natural (flores, plantas e madeira): Flores naturais sobre uma mesa. Plantas na sala. Paredes de cores mais neutras (branco, cinza, creme). Texturas de madeira ou pedra, lã, linho, algodão – para aquecer o ambiente. Todos esses detalhes usando materiais naturais fazem toda diferença no estilo e trazem felicidade através da simplicidade.

 

Abra sua casa e receba os amigos: O hygge acontece em qualquer lugar, não apenas em um ambiente: ele pode ser aplicado em um churrasco ao ar livre no verão, em um passeio pelo parque e até um jantar num restaurante pode ser hyggelig. Mas, a maioria dos dinamarqueses gostam de se reunir no conforto do seu lar, por isso, inspire-se e abra as portas da sua casa para os amigos e família sempre.

 

Mantenha por perto objetos que tenham memória: O hygge tem também muito de nostalgia. Uma viagem por aquele país que você tanto sonhou e realizou, aquela foto no porta retrato que relembre seus antepassados, livros com dedicatórias, aquela peça que já passou por toda a geração da sua família. Mantenha por perto as lembranças e objetos que te fazem felizes e tragam sensação de paz. Lembre-se sempre das experiências e coisas simples da vida.

 

Sentir aconchego e simplicidade: Na Dinamarca, as pessoas usam bastante o seu tempo de maneira eficaz, seja para trabalhar ou realizar as tarefas diárias. Além disso, ter um momento para se cuidar e relaxar após as obrigações é necessário. Dedique-se então a fazer o que você se sente bem. Este modo de vida ajuda a entender a importância da simplicidade, do tempo para relaxar e retardar o ritmo da vida.

 

Hygge não é para ser traduzido. É para ser sentido.
Fica bem claro que o hygge é um mindfulness permanente ao estilo nórdico. A ideia é relaxar e se sentir “em casa” tanto quanto for possível, esquecendo (por um momento que seja) as preocupações da vida. É algo como o slowliving. É viver o momento, desfrutar o agora. É tentar ser generoso consigo mesmo e com os demais.

 

Você com certeza pode começar a praticá-lo agora. Que tal tornar a sua casa um pouco mais higgelig?

 

Fonte: https://followthecolours.com.br/follow-decora/hygge-em-casa/

Contato

Eurides Cunha, 18 . Água Verde
80.320-010 . Curitiba . Paraná . Brasil
Fone: (41) 3244-4142

Entre em Contato